Com o objetivo de melhorarar a aprendizagem do aluno as
aulas práticas proporcionam uma significância através da comprovação científica,
oportunizando a construção do conhecimento. Da oportunidade ao aluno de reflexão e embasamento para
reivindicá-las com o seu próprio amadurecimento. Os experimentos despertam o
interesse e o desenvolvimento do potencial do aluno para a pesquisa científica,
saúde pública e preservação da natureza. Aulas práticas também estimulam e
despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, possibilitando a aprendizagem
por investigação. Por meio das práticas pode se relacionar conhecimento
científico com alguns fenômenos do cotidiano do aluno. Pode se também desenvolver
o método cientifico estimulando a criação de hipótese, elaboração de objetivos,
coletas e análise por fim entender e interpretar os esses dados.
Experimento 1: A
presença do xilema nos vegetais.
Com margaridas ou
até mesmo folhas de acelga pode-se evidenciar a presença do xilema, logo
explicar como a água e sais (seiva bruta) é conduzida nas plantas.
Figura 01-
Margaridas coloridas com corante alimentício (evidenciando a presença do
xilema)
Figura 02- Alunos
montando e registrando o experimento. Folhas de acelga coloridas com corante
alimentício.
Figura 03- Folhas
de acelga coloridas com corante alimentício (evidenciando a presença do
xilema).
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