terça-feira, 22 de agosto de 2017

Evidênciando o xilema nos vegetais

Com o objetivo de melhorarar a aprendizagem do aluno as aulas práticas proporcionam uma significância através da comprovação científica, oportunizando a construção do conhecimento. Da oportunidade ao aluno de reflexão e embasamento para reivindicá-las com o seu próprio amadurecimento. Os experimentos despertam o interesse e o desenvolvimento do potencial do aluno para a pesquisa científica, saúde pública e preservação da natureza. Aulas práticas também estimulam e despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, possibilitando a aprendizagem por investigação. Por meio das práticas pode se relacionar conhecimento científico com alguns fenômenos do cotidiano do aluno. Pode se também desenvolver o método cientifico estimulando a criação de hipótese, elaboração de objetivos, coletas e análise por fim entender e interpretar os esses dados.

Experimento 1: A presença do xilema nos vegetais.

Com margaridas ou até mesmo folhas de acelga pode-se evidenciar a presença do xilema, logo explicar como a água e sais (seiva bruta) é conduzida nas plantas.



Figura 01- Margaridas coloridas com corante alimentício (evidenciando a presença do xilema)



Figura 02- Alunos montando e registrando o experimento. Folhas de acelga coloridas com corante alimentício.


Figura 03- Folhas de acelga coloridas com corante alimentício (evidenciando a presença do xilema).


Figura 04- Folhas de acelga coloridas com corante alimentício de cor azul (evidenciando a presença do xilema na base da folha).

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